sexta-feira, 14 de junho de 2013

Países abrangidos pela floresta amazônica devem adotar a mesma política ambiental

Países abrangidos pela floresta amazônica devem adotar a mesma política ambiental

Publicado em 13/06/2013 às 12:54:34

Países abrangidos pela floresta amazônica devem adotar a mesma política ambiental
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) propõe que os demais países cobertos pela floresta amazônica adotem a mesma política brasileira de preservação da maior e mais rica biodiversidade do mundo. Nesse sentido ele sugere que o Brasil lidere um grande programa que equalize e integre as rígidas normas da nova legislação ambiental.
“De nada adiantará o Brasil proteger a sua parte da floresta se não houver equalização das políticas de meio ambiente pelas outras Nações”, advertiu o senador.
É o que pretende propor na Conferência Internacional sobre a Legislação Ambiental Brasileira que acontecerá em novembro em Quito/Equador. A mesma sugestão foi acatada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a quem Luiz Henrique pediu que inclua um painel com as normas brasileiras para a conservação da floresta amazônica no World Science Fórum (Fórum Mundial da Ciência) em novembro, no Brasil.
Como relator do novo Código Florestal no Congresso Nacional, Luiz Henrique considera “vital” para o futuro da região amazônica a união de todos os países abrangidos pela floresta.
“Todos devem adotar as mesmas normas brasileiras para o desenvolvimento econômico e científico da região amazônica. E só extrair do bioma através da exploração sustentável de medicamentos, biofármacos e de tantos outros produtos”, sustentou.
Nessa direção ele lembrou que a legislação brasileira propõe que o País não adquira produtos agrícolas dos países amazônicos que não adotem as mesmas normas ambientais do Brasil.
Ele entende que os que usufruem do bioma deveriam comercializar apenas produtos com certificação de origem ambiental como prometeram os países da União Européia em relação à madeira importada do Brasil.   
Fonte:http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=17995

Nenhum comentário:

Postar um comentário