domingo, 22 de setembro de 2013

Métodos e técnicas de erradicação e controle de espécies exóticas invasoras

Publicações
Métodos e técnicas de erradicação e controle de espécies exóticas invasoras aplicáveis em unidades de conservação: as melhores práticas
Espécies exóticas invasoras configuram a segunda maior causa mundial de perda de diversidade biológica. Grande parte das espécies exóticas invasoras animais e vegetais registradas no Brasil estão presentes em unidades de conservação. É fundamental que planos de ação para controle sejam elaborados e implementados, de acordo com as prioridades estabelecidas a partir do levantamento das ocorrências dessas espécies e da caracterização do grau de invasão. Para o controle de espécies vegetais, são conhecidos métodos de controle mecânico, de controle químico e de controle biológico. Já para espécies animais, há métodos de captura e eliminação, métodos químicos, métodos contraceptivos e controle biológico.
Download: Formato PDF - 49kb
Propostas para subsidiar um plano de implantação de florestas nativas com viabilidade econômica e ecológica (documento preliminar)
A partir de uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN/SP) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, do Programa Cooperativo de Silvicultura de Nativas (PCSN) do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, foi realizado o “Workshop sobre Florestas Nativas - Propostas para subsidiar um plano de implantação de florestas nativas com viabilidade econômica e ecológica”, nos dias 4 e 5 de maio de 2012 em Piracicaba (SP). Contou com cerca de 80 participantes de instituições ambientais governamentais e não governamentais, universidades e setor privado. O objetivo comum foi discutir o estado da arte e os desafios para identificar modelos, instrumentos, mecanismos de financiamento e políticas públicas que viabilizem a restauração de florestas em larga escala. Receberam enfoque as atividades compatíveis com o uso previsto para as reservas legais no estado de São Paulo. Ao final de dois dias de diálogo, foram levantadas várias considerações, resumidas nesse documento preliminar. Traz também alguns trechos de respostas dos participantes aos questionários previamente elaborados.
Download: Formato PDF - 719kb
Guia para análise de Viveiros de Mudas Nativas
Check-list para verificação da adequação legal, socioambiental e ecológica de viveiros de mudas florestais nativas
A presente publicação, em forma de um Guia, tem como principal objetivo o estabelecimento e a organização de parâmetros de qualidade para a verificação (e no caso de empresas pode ser utilizado como material para a homologação) da adequação legal, ecológica e socioambiental de viveiros fornecedores de mudas florestais nativas.
Download: Formato PDF - 593kb
Elaboração de lista de espécies arbóreas nativas para silvicultura e modelos de uso múltiplo
Dentro do contexto atual da paisagem rural brasileira, caracterizado por processos históricos de fragmentação e, mais recentemente, pela necessidade e obrigação legal de se restaurar áreas de reserva legal em propriedades rurais, ganha importância a elaboração de modelos voltados à silvicultura e manejo de espécies nativas nessas áreas.A silvicultura de nativas, associada à restauração florestal, é uma das linhas de trabalho definidas para o PCSN/IPEF.O passo inicial para a elaboração de modelos de uso múltiplo é a escolha de espécies, fornecedoras de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, já utilizadas em processos de restauração florestal.O foco deste trabalho é a coleta de informações, e elaboração de uma lista inicial de espécies, com esse objetivo.
Download: Formato PDF - 291kb
Quadro comparativo dos processos operacionais para silvicultura de Eucalyptus e de espécies nativas
O objetivo do presente trabalho é colaborar para que a excelência alcançada na Silvicultura de eucaliptos possa ser utilizada para a melhoria da silvicultura de nativas, sem que isto signifique copiar os procedimentos. Há que se buscar o conceito da silvicultura moderna que além de produzir madeira, assume outras funções, como a produção de bens ou serviços.
Fonte:
http://www.ipef.br/pcsn/publicacoes.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário