segunda-feira, 2 de novembro de 2015

É tempo de seca, mas Alfredo Chaves já produziu mais de 300 mil mudas em viveiro municipal

A proposta é de distribuir as mudas para a população local e recuperar todas as áreas de nascentes e margens dos mananciais da região, também o Rio Benevente

O viveiro municipal funciona na Fazenda Municipal, próximo ao parque de exposições da cidade.
O viveiro municipal funciona na Fazenda Municipal, próximo ao parque de exposições da cidade.
Foto: Divulgação/Prefeitura
Mais de 215 mil mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas já foram distribuídas pelo Viveiro Municipal de Alfredo Chaves à população. Outras 85 mil estão prontas param serem doadas. O objetivo principal do projeto é doar as mudas para serem plantadas em locais que possivelmente irão recuperar e manter nascentes no município.
E os servidores do espaço já estão preparando os canteiros para plantar outros milhares de mudas de árvores frutíferas que serão entregues aos alunos das escolas municipais.
A maior parte dos recursos investidos na manutenção do viveiro provém de doações das pessoas que solicitam as mudas. O agricultor Firmino Canal, de 64 anos, da comunidade do Cedro, solicitou e já recebeu mudas de café Arábica. “Irei plantar em minha propriedade e qualificar a produção. Essas mudas são de excelente qualidade, resistentes a muitas pragas”, disse, satisfeito.
Conforme o coordenador do projeto, Itagiba Mattos, o Viveiro Municipal conta com dois espaços e pretende construir o terceiro. “Temos dois espaços, o maior para a produção de diversas plantas que são doadas à população. Já o segundo, são produzidas mudas de maior porte que serão plantadas em áreas públicas e na fazenda municipal. Pretendemos construir o terceiro”, disse.
Para a construção do terceiro local, a Prefeitura firmou convênio com a Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac). Neste novo espaço serão cultivadas mudas de árvores nativas, exclusivamente para agricultores produtores de água. “Nossa intenção é recuperar diversas nascentes no município e em outros lugares da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente”, destacou o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri.
A manutenção do viveiro provém de doações das pessoas que solicitam as mudas.
A manutenção do viveiro provém de doações das pessoas que solicitam as mudas.
Foto: Divulgação/Prefeitura
Para requerer as mudas, os interessados devem comparecer ao local e assinar um termo de compromisso, se responsabilizando em plantá-las em até quinze dias. “A pessoa tem que cumprir a determinação para conseguir novamente ser atendido”, explica o coordenador.
O viveiro municipal funciona na Fazenda Municipal, próximo ao parque de exposições, e está aberta das 8h às 16h, de segunda a sexta. O telefone de contato e o da Secretaria de Agricultura 27 3269-2717.
Fonte:http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2015/11/e-tempo-de-seca-mas-alfredo-chaves-ja-produziu-mais-de-300-mil-mudas-em-viveiro-municipal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário